O Presidente do Conselho Deliberativo (CD) da Funpresp-Jud, Cícero Rodrigues, foi reconduzido para exercer a função de suplente na Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), como representante dos patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar. O mandato será de dois anos. A Portaria/ MPT nº 2.470 foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (12/8).
A Portaria reconduziu e designou titulares e suplentes representantes dos Servidores Federais Titulares de Cargo Efetivo, das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), dos Participantes e dos Assistidos de Planos de Benefícios das EFPC; e dos Patrocinadores e Instituidores de Planos de Benefícios das EFPC.
A CRPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do atual Ministério do Trabalho e Previdência com competências para apreciar e julgar os recursos interpostos contra decisões da Diretoria Colegiada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), referentes aos autos de infração e aos lançamentos tributários da Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar (Tafic).
Ela é integrada por quatro servidores titulares de cargos de provimento efetivo, com exercício no atual Ministério do Trabalho e Previdência, na Previc ou no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por um representante das entidades fechadas de previdência complementar, por um representante dos patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar e por um representante dos participantes e assistidos de planos de benefícios dessas entidades fechadas de previdência complementar.
Cícero Rodrigues é servidor de carreira do Supremo Tribunal Federal (STF) e atua no segmento da previdência complementar desde 2014. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Público, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. No STF, já ocupou, dentre outros, os cargos em comissão de Coordenador de Administração de Pessoal, Assessor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretário de Gestão de Pessoas e foi substituto do Diretor-Geral por duas gestões consecutivas. Atualmente é Presidente da Comissão de Ética dos servidores do STF e membro da Assessoria de Apoio à Governança e Conformidade do STF. Na Funpresp-Jud, atuou como membro suplente do Conselho Deliberativo (2014/2018) e como membro titular e Presidente Substituto do mesmo Colegiado (2019/2021).