O Relatório de Investimentos da Funpresp-Jud referente ao mês de julho/2022 já está disponível para leitura. Acesse o Relatório aqui!
Em julho, o Plano de Benefícios apresentou retorno de 1,06% em termos nominais e 1,75% em termos reais, bastante acima do benchmark do PB no mês (-0,33% em termos nominais e 0,35% em termos reais). No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 2,22% e real de -2,44%, ante 7,31% e 2,42% do benchmark em termos nominais e reais, respectivamente.
Já as Reservas do Plano de Benefícios encerraram o mês com retorno de 1,17% em termos nominais e 1,87% em termos reais, também bastante acima do benchmark no período. No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 1,47% e real de -3,15%, estando abaixo do benchmark no ano.
Sob a ótica dos ativos, a carteira de investimentos das Reservas dos Participantes finalizou o período com 79,5% dos recursos em Renda Fixa, 8,4% em Renda Variável, 4,9% em Investimentos Estruturados (Fundos de Investimento Multimercados), 5,0% em Investimentos no Exterior e 2,2% em Imobiliário.
O Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) encerrou o mês com retorno de 0,41% em termos nominais e 1,10% em termos reais, ficando bastante acima do benchmark no período. No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 6,53% e real de 1,68%, estando abaixo do benchmark no ano.
O mês de julho foi marcado pelo aumento da incerteza na conjuntura econômica mundial, diante da persistência das pressões inflacionárias, elevação das taxas de juros e perda de tração da atividade econômica em importantes economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Houve aumento da probabilidade de ocorrência do cenário de estagflação, caracterizado pela conjunção de baixo crescimento econômico com altos índices de inflação, normalmente desencadeado pelo desequilíbrio persistente entre a oferta e demanda. No entanto, importantes mercados acionários ignoraram esse cenário, refletindo possivelmente um movimento de correção. O Euronext 100 (índice composto pelos papéis das 100 empresas mais negociadas nas bolsas europeias) e o S&P 500, por exemplo, subiram, respectivamente 9,5% e 9,1%.
Os principais motivos para os retornos acima das metas pela Funpresp-Jud em julho foram a expressiva rentabilidade positiva dos investimentos em Renda Variável, tanto local quanto internacional.
Além dos números positivos, acima do benchmark no mês, outra boa notícia é a superação de R$ 2 bilhões de patrimônio administrado (Plano de Benefícios e Plano de Gestão Administrativa), no dia 8 de agosto.
Para o Diretor-Presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, “romper a barreira dos R$ 2 bilhões de patrimônio administrado é motivo de muita alegria para todos nós, pois além de representar a consolidação da Funpresp-Jud no mercado de previdência complementar fechada, é o resultado da confiança depositada na Fundação pelos nossos participantes”.
Matéria editada em 17/8/2022.