Na última quinta-feira (30/3), o grupo de Voluntariado da Funpresp-Jud abriu a programação 2023 do projeto de educação financeira e previdenciária Construindo o Futuro. Na ocasião, houve aula coletiva para cerca de 100 alunos do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, em Brasília, escola pública parceira do projeto desde 2021.
Sérgio Cabral, gerente de Contabilidade da Fundação, conduziu dinâmica sobre consumo, estimulando a reflexão sobre necessidades, desejos de consumo e controle financeiro. Antes da atividade, os voluntários distribuíram as revistas em quadrinhos da Turma da Judi, iniciativa de educação financeira e previdenciária desenvolvida pela Fundação, voltada para o público infantil.
Durante o ano, o grupo realizará atividades dentro de sala de aula, para cada turma do 6º ano, com tempo máximo de 45 minutos. Os voluntários irão se revezar nos deslocamentos para a escola. Serão abordados os seguintes temas: conceitos básicos de finanças; conceitos básicos de investimentos; segurança dos dados na internet; noções de aposentadoria; e consumo consciente.
Os alunos também serão estimulados a exercitar o poder de decisão de compra, formação de poupança e a possibilidade de cooperativismo na “Lojinha da Judi”. Lá, os voluntários oferecerão, para compra, produtos como canetas, cadernos, blocos e copos, por exemplo, com variação de preços a cada mês. A moeda de pagamento será a “Judi”, distribuída em todas as aulas, de acordo com critérios como presença, participação colaborativa e acertos de perguntas sobre os temas discutidos pelos professores.
Neste ano, o grupo de voluntariado conta com a participação de 14 empregados da Fundação.
