Fonte: Valor Investe
Foto: Freepik
Depois de uma vida inteira de trabalho, chefe, funcionário, metas e trânsito, viver uma aposentadoria tranquila e saudável é a melhor recompensa, principalmente levando em conta que a expectativa de vida tem aumentado. Para quem fez seu pé de meia com investimentos em previdência privada, somada à oficial, sonhar com uma aposentadoria na Europa pode até ser viável.
A consultoria de recolocação profissional Moving to Spain elaborou um estudo sobre os melhores países europeus para curtir a aposentadoria, levando em conta oito fatores, entre os quais custo de vida, acesso a serviços de saúde, segurança e clima e que concedam visto específico para aposentados.
O líder do ranking é Portugal, que obteve nota 7,83, de um máximo de 10 pontos. O estudo considera que o país é seguro, com uma elevada percentagem da sua população com 65 anos ou mais. Oferece muito sol, praias de boa qualidade e um custo de vida razoavelmente baixo. Enquanto a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, em Portugal é de 81.
Na segunda posição Espanha e Itália empataram com 7,31 pontos. Segundo o estudo, a Espanha tem sido o destino favorito dos aposentados britânicos e americanos. Graças a serviços de saúde de qualidade e acessível, a expectativa de vida na Espanha é a segunda maior da Europa, de 83 anos, atrás apenas da Suíça.
A Itália é um dos destinos favoritos de brasileiros para férias e lua de mel. Para quem quiser curtir a aposentadoria na terra da pizza, onde a expectativa de vida chega a 82 anos, o estudo destaca o ritmo La Dolce Vita, de tranquilidade, com muita comida boa, cultura e beleza natural.
Sete países europeus fornecem visto específico para aposentados: Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Bulgária e Irlanda.
Os 10 melhores países da Europa para se aposentar:
1 Portugal
2 Espanha e Itália
4 Grécia
5 Bulgária
6 França
7 Eslovênia
8 Croácia
9 Malta
10 Irlanda
Fonte: Moving to Spain