Dia do Representante Funpresp-Jud é celebrado com “café virtual”

 In Destaques, Notícias Institucionais

Nesta terça-feira (23/06), a Fundação celebrou o Dia do Representante Funpresp-Jud com uma programação especial. O tradicional “Café com Representantes”, realizado em média duas vezes por ano em Brasília, ganhou edição virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, Representantes de todo o país puderam participar desta edição, com a presença de 27 patrocinadores e cerca de 60 pessoas: TRE-MG, TRE-ES, TRE-BA, TRE-SP, TRE-PA, TRE-SC, TRE-PR, TRE-RO, TRE-RN, TRE-GO, TRE-AP, TJDFT, STJ, STF, MPF-PGR, MPT, TRT-2, TRT-4, TRT-12, TRT-15, PRT-21, PR-SC, PR-ES, PR-RS, PR-SE, TRF-5 e JF-RN.

O tema do encontro foi “Funpresp-Jud em tempos de Covid-19”. Na ocasião, os diretores Amarildo Vieira de Oliveira, Edmilson Enedido das Chagas e Ronnie Gonzaga Tavares falaram sobre como está o funcionamento da Fundação durante a pandemia, sobre números relacionados ao Plano de Benefícios JusMP-Prev e investimentos, dentre outros assuntos.

Amarildo, Diretor-Presidente, repassou aos Representantes um posicionamento de tranquilidade sobre a manutenção das atividades da Fundação durante a pandemia, bem como sobre o fato de não ter havido impacto na arrecadação. Além disso, lembrou que em razão do plano JusMP-Prev ser de Contribuição Definida, não há déficit em caso de prejuízo nos investimentos, ou seja, necessidade de contribuição extraordinária pelos participantes e patrocinadores para garantir o equilíbrio do plano.

O Diretor de Investimentos, Ronnie Tavares, que não participava dos encontros presenciais com os Representantes, teve a oportunidade de estar na edição virtual e falar sobre assuntos de interesse, como os resultados dos investimentos durante a pandemia. Ele fez um detalhado histórico desde o ano passado, para mostrar as diferenças do cenário econômico e das movimentações realizadas em cada época. No ano passado, por exemplo, a Funpresp-Jud acelerou o movimento de participação em renda variável de 2% para 10%. Em janeiro deste ano, subiu a 17,5%, dentro de um cenário favorável e conforme previsão na Política de Investimentos, além de autorização do Conselho Deliberativo.

Com a crise econômica gerada pela pandemia e o cenário incerto, o posicionamento da Fundação foi de cautela. A estratégia de aumentar a participação em renda variável foi interrompida e foram realizados ajustes pontuais, com menos riscos. Se em março a Funpresp-Jud teve o seu pior resultado de investimentos, em abril teve o melhor resultado da história do plano de benefícios, com rentabilidade real líquida de 3,30% (IPCA de -0,31% no mês). Em maio, os números continuaram positivos e em movimento de recuperação. No entanto, o cenário ainda é nebuloso, de forma que a Fundação manterá prudência nas operações.

Questionado sobre a diminuição da meta nos últimos anos, Ronnie destacou que quanto maior for a meta, maior será o nível de riscos. Ele também lembrou que hoje a Funpresp-Jud só possui um perfil de investimentos e que está em fase de estudo a implantação de outros, com base no modelo ciclo de vida, no qual quanto mais longe estiver da data de aposentadoria, será possível arriscar mais nos investimentos. De acordo com ele, é possível que os perfis sejam lançados no segundo trimestre de 2021.

Sobre a preocupação com o período de baixo índice de nomeações no serviço público, o Diretor de Seguridade, Edmilson, esclareceu que o plano atualmente possui 19.934 inscritos e que este ano as adesões continuaram a ocorrer durante todos os meses. Edmilson também destacou que não houve aumento de pedidos de cancelamento do plano, nem de redução da alíquota de contribuição.

O Diretor de Seguridade também abordou duas informações importantes sobre a Cobertura Adicional de Risco (CAR). O participante do plano de benefícios e seus familiares terão direito à CAR em caso de morte ou invalidez gerada pela Covid-19 e não haverá carência. Clique aqui para saber mais detalhes. Ainda sobre a CAR, ele reforçou que o reajuste ocorrerá no mês de julho. O aumento está previsto no contrato com a seguradora Icatu e vale para todos os participantes que já possuem CAR ou que a contratarem até junho deste ano. Leia aqui mais detalhes sobre o assunto.

Sobre reabertura do prazo de migração de regime, foi informado que no momento não há sinalização do Governo Federal para isso, embora haja expectativa pelos servidores e pela própria Fundação. Sobre o processo de inclusão de formulários pelos próprios participantes no site da Funpresp-Jud, os Representantes foram informados que nos próximos meses será liberado o envio da ficha de inscrição. Ainda sobre novidades, durante a conversa foram anunciados novos produtos que estão em fase de desenvolvimento: empréstimo ao participante e aplicativo mobile.

O Dia do Representante Funpresp-Jud é celebrado em 23 de junho em razão da Resolução Conjunta STF/ MPU, publicada em 23 de junho de 2015. Ela orienta os órgãos do Poder Judiciário da União, do MPU e CNMP sobre o Regime de Previdência Complementar e estabelece procedimentos operacionais para a aplicação do Plano de Benefícios JusMP-Prev; institui o Manual do Patrocinador da Funpresp-Jud e inclui a figura do Representante, que é o servidor responsável por divulgar a previdência complementar na instituição que trabalha, além de explicar todos os detalhes do JusMP-Prev e de efetuar as adesões dos participantes.