Funpresp-Jud divulga resultado dos investimentos em janeiro

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

O Relatório de Investimentos da Funpresp-Jud referente ao mês de janeiro/2021 já está disponível no site da Fundação. Clique aqui para acessar. O primeiro mês do ano foi marcado pelos efeitos da pandemia de Covid-19 na atividade econômica mundial. No Brasil, outra grande preocupação foi a situação fiscal. Como consequência, tanto os ativos domésticos de Renda Fixa como de Renda Variável apresentaram queda de preço no período. Isso fez com que as Reservas do Plano de Benefícios (PB) sofressem os efeitos negativos, mesmo com o ótimo retorno obtido pelos investimentos no Exterior, que se valorizaram basicamente por conta da depreciação do Real (BRL) frente ao Dólar dos EUA (USD).

Em janeiro, a rentabilidade nominal líquida do Plano de Benefícios (PB) da Funpresp-Jud foi de -0,28%, ante 0,15% do CDI e 0,57% do benchmark do PB. A rentabilidade real líquida atingiu -0,53% (IPCA de 0,25% no mês). O benchmark (que é o mesmo para o PB, Reservas e FCBE) atingiu 0,57% em termos nominais e 0,32% em termos reais.

As Reservas do Plano de Benefícios encerraram o mês com retorno de -0,50% em termos nominais e -0,75% em termos reais, também inferior ao benchmark no período. Essa é a rentabilidade que efetivamente impacta o saldo de conta dos participantes da Fundação.

Já o Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) encerrou o mês com retorno de 1,11% em termos nominais e 0,86% em termos reais, superando o benchmark no período. Os efeitos negativos do cenário econômico foram pouco significativos para o FCBE porque o Fundo possui 81,5% dos investimentos em títulos de Renda Fixa com critério de Marcação pela Curva (MTC), que não sofrem os impactos das variações de preços e cujas taxas de retorno encontram-se, na média, bem acima do benchmark.

A carteira de investimentos do Plano de Benefícios finalizou o período com aproximadamente 76% dos recursos em Renda Fixa, 11,8% em Renda Variável, 3,9% em Investimentos Estruturados e 8,3% em Investimentos no Exterior.

A Tabela abaixo apresenta a composição do Plano de Benefícios (por ativos).

O comparativo de rentabilidade do Plano de Benefícios, bem como do Plano de Gestão Administrativa (PGA), podem ser consultados em: http://www.funprespjud.com.br/participante/rentabilidade.