A Funpresp-Jud aplicou a sua 2ª Pesquisa de Clima Organizacional, de 20 a 23 de setembro deste ano. O Índice Favorabilidade Geral foi de 76,58%, acima do ponto médio da escala utilizada na pesquisa, que corresponde a 50%. A adesão foi de 80% do quadro de pessoal, numa demonstração de interesse e disponibilidade para colaborar na identificação de possíveis melhorias.
Foram abordados temas como equipe de trabalho, liderança, capacitação, imagem e comprometimento, condições de trabalho, comunicação, relacionamento entre as áreas, qualidade de vida, estrutura e funcionamento da empresa, carreira, gestão do desempenho, remuneração e reconhecimento.
Dentre os itens com maior percentual de favorabilidade, destacaram-se: respeito entre as pessoas da equipe (95,95%); tratamento respeitoso e justo às pessoas de qualquer idade, gênero, raça, cor, orientação sexual e posição hierárquica (95,27%); colaboração e confiança entre as pessoas da mesma equipe (93,92%) e qualificações técnicas do chefe imediato para exercício do cargo (91,89%).
Dentre os pontos de atenção, salário e pacote de benefícios compatíveis com o praticado pelo mercado (51,35%); oferecimento de canais de comunicação eficientes para expressar críticas, elogios e sugestões (57,43%); e conhecimento sobre processos realizados nas demais unidades (57,43%%).
A gestão do clima organizacional tem sido utilizada pelas empresas como um moderno e eficiente mecanismo de gestão, que possibilita e estimula maior participação dos empregados nas decisões da organização.
Os resultados da pesquisa demonstram que a Funpresp-Jud possui um clima organizacional com bons índices de favorabilidade. Para a melhoria contínua do clima organizacional estão previstas ações específicas no Planejamento Estratégico, ciclo 2022/2025.